O Sistema Endócrino é constituído por diversas glândulas e tecidos que secretam substâncias químicas responsáveis pelo controle da maioria das funções biológicas. As substâncias secretadas são chamadas hormônios (hormao = excitar) que atuam em tecidos alvos ligando-se a receptores específicos. As glândulas que os secretam são chamadas glândulas endócrinas e seus produtos de secreção são veiculados pela corrente circulatória. Assim as glândulas endócrinas, através da secreção de seus hormônios, são responsáveis pelo crescimento, funcionamento e regulação de vários orgãos, incluindo a maioria das características morfológicas masculinas e femininas, atuando inclusive no comportamento dos indivíduos. Assim dizemos que os hormônios são os responsáveis pela manutenção da homeostase, isto é do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo.
A atividade do sistema endócrino é regulada por mecanismo de "feedback” ou retro-controle. O "feedback" é denominado "feedback negativo" quando a concentração do hormônio secretado por uma glândula atinge uma concentração acima do necessário ocorrendo interrupção da secreção deste hormônio e a conseqüente interrupção deste circuito de ação. O "feedback" é denominado "feedback positivo" quando a concentração de um hormônio é baixa e há necessidade de a glândula secretá-lo para que uma determinada atividade fisiológica possa ser desenvolvida.
PRINCIPAIS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS HUMANA:
O sistema endócrino é constituído por:HIPOTÁLAMO
HIPÓFISE OU GLÂNDULA PITUITÁRIA
GLÂNDULA TIREÓIDE
GLÂNDULAS PARATIREÓIDES
GLÂNDULAS SUPRA-RENAIS OU ADRENAIS
GLÂNDULA PINEAL
ILHOTAS DE LANGERHANS (PÂNCREAS ENDÓCRINO)
GÔNADAS (gone = semente) (glândulas sexuais)
As glândulas endócrinas são reguladas pelo sistema nervoso, e em especial pelo hipotálamo ou por outras glândulas endócrinas, criando um complexo e sensível mecanismo de interrelações
neuroendócrinas.
HIPOTÁLAMO: O hipotálamo é uma região do encéfalo dos mamíferos, localizado abaixo do tálamo e acima da hipófise (no interior central dos dois hemisférios cerebrais). Ele é uma pequena parte do diencéfalo, sendo considerado uma dos mais importantes estruturas do sistema nervoso central. Funções; Controla o sistema nervoso autônomo dos seres humanos; atua no controle da temperatura do corpo humano; controla e regula os processos de sede e fome; atua no controle das emoções e comportamentos (funções exercidas em conjunto com o sistema límbico); atua no processo de contração muscular (cardíaco e liso); atua na regulação de secreção de diversas glândulas que produzem hormônios; age no controle de vários hormônios pela hipófise;age nos processos relacionados ao desejo sexual; regula os estados de consciência e ritmos circadianos (horários de vigília e sono).
HIPÓFISE OU GLÂNDULA PITUITÁRIA: A glândula pituitária ou hipófise é uma glândula, situada na sela túrcica (cavidade óssea localizada na base do cérebro), ligado ao hipotálamo pelo pedúnculo hipofisário. A hipófise é responsável por várias funções do organismo como crescimento, metabolismo, produção de corticoides naturais, menstruação e produção de óvulos, produção de espermatozoides e produção de leite nas mamas após o nascimento da criança.
GLÂNDULA TIREÓIDE: A glândula tireóide se encontra na base do pescoço, abaixo do pomo de Adão. Tem a forma de uma borboleta; cada asa, ou lobo, da tireóide está presente em ambos os lados da traquéia. A função da glândula tireóide é produzir, armazenar e liberar hormônios tireoideanos na corrente sangüínea. Estes hormônios, também conhecidos como T3 e T4, agem em quase todas as células do corpo, e ajudam a controlar suas funções. Se os níveis destes hormônios tireoideanos no sangue estão baixos, seu corpo funciona mais lentamente. Esta condição se denomina hipotireoidismo. Se existe um aumento dos níveis dos hormônios tireoidianos no sangue, seu corpo trabalha mais rapidamente. Esta condição se denomina hipertireoidismo.
GLÂNDULAS PARATIREÓIDES: As glândulas paratireóides, também conhecidas como glândulas paratiróides, são quatro pequenas glândulas endócrinas, que medem cerca de 3 x 6 mm, com peso total de, aproximadamente, 0,4 gramas. Possuem uma coloração amarelada e localizam-se mais comumente na face posterior da tireóide, nos pólos superiores e inferiores da glândula, geralmente na cápsula que reveste os lobos da tireóide, embora algumas vezes se situem no interior da glândula. Há a possibilidade também de serem encontradas no mediastino, próximo ao timo. Esta última localização se deve ao fato de as paratireóides e o timo se originarem de esboços embrionários muito próximos.
GLÂNDULAS SUPRA-RENAIS OU ADRENAIS : As glândulas supra-renais têm este nome devido ao fato de se situarem sobre os rins, apesar de terem pouca relação com estes em termos de função. As supra-renais são glândulas vitais para o ser humano, já que possuem funções muito importantes, como regular o metabolismo do sódio, do potássio e da água, regular o metabolismo dos carboidratos e regular as reações do corpo humano ao stress.
GLÂNDULA PINEAL: A Glândula Pineal, também conhecida como epífise neural, é uma glândula endócrina de tamanho pequeno localizada na parte superior do terceiro ventrículo do encéfalo, ou seja, na parte central do cérebro humano. Secretar a melatonina, hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo (ciclos circadiano), relógio biológico e o sono.
ILHOTAS DE LANGERHANS: As células produtoras de insulina são também conhecidas como Ilhotas de Langerhans. Uma Ilhota é um conjunto de células que se apresenta na forma de uma "esfera" microscópica e encontram-se distribuídas pelo pâncreas, um órgão localizado atrás do estômago. Esse delicado e complexo conjunto de células e suas funções são os responsáveis pelo controle dos níveis de açúcar no sangue. Qualquer alteração nesse sistema pode vir a ocasionar a diabetes.
GÔNADAS: Gônadas são glândulas responsáveis pela produção de hormônios sexuais: testículos(masculino) e ovários(feminino). As glândulas sexuais produzem os seguintes hormônios: Estrogênio(Ovário): sua função é promover o desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e regulagem do ciclo menstrual. Progesterona(Ovário): promove o desenvolvimento do endométrio (fase proliferativa lútea do ciclo menstrual), preparação do útero para gravidez e das mamas para lactação.Testosterona(Testículo): promove o desenvolvimento das características sexuais secundárias e promove a espermatogênese (produção de espermatozóides).
Nenhum comentário:
Postar um comentário